A cada dia países como Índia, Suécia e China o processo para encerrar o uso do dinheiro físico, está se consolidando. No Brasil, há até projeto de lei prevendo a extinção do dinheiro em espécie.
Imagine que sua carteira está cheia de dinheiro, mas ninguém aceita suas “garoupas”, ou que seja a nova cédula de R$ 200,00 com seu lobo-guará. Lojas, bares, restaurantes, uber, e até o pipoqueiro do parque, suas notas são consideradas belas peças de museu.
Mas, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quarta-feira (29 de julho de 2020) a nova cédula de R$ 200 que terá o lobo-guará como animal a ilustrar a nota.
Dinheiro é bom, porém estamos vendo seus dias finais, quem tem ele na carteira aproveite, pois dia a dia os estabelecimentos comerciais estão preferindo meios de pagamentos eletrônicos as e-wallet (Carteira digital), nada de dinheiro em espécie.
O BC (Banco Central) avança na implementação do PIX, que permitirá transferências em 10 segundos, 24 horas por dia e em todos os dias da semana, com essa facilidade as cédulas entrarão em desuso.
Sempre informamos para que os Condomínios atualize-se aos novos meios de pagamento. Pois novos mecanismo de recebimentos facilitam a vida dos condôminos e reduz a inadimplência, todos saem ganhado.
Se o dinheiro está em desuso, por consequência também está boleto, por isso os condomínios devem acompanhar os avanços da tecnologia, pois ela deixou de ser tendência e se tornou fundamental nas operações condominial.
Talvez seremos a última geração que ouviu falar, “Falta o troco”, e arrisco em dizer que a nota de 200 reais veio para anunciar a despedida do dinheiro em espécie.