O coronavírus é uma grande família de vírus que pode causar desde resfriados comuns até doenças respiratórias mais graves e de importância para a saúde pública como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). O novo coronavírus, descoberto em dezembro de 2019 na China (SARS-CoV-2), é o agente causador da doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19).
São semelhantes a um resfriado, apresentando febre, tosse e dificuldade de respirar.
Resfriado
Febre
Tosse
Dificuldade de respirar
A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
Gotículas de saliva
Espirro
Tosse
Catarro
Contato pessoal
Contato com objetos
Devem ser adotadas medidas gerais de prevenção e etiqueta respiratória. Com isso você contribui para evitar a disseminação de doenças:
• Lave regularmente e cuidadosamente as mãos com água e sabão ou higienize-as com álcool gel 70%. Dessa forma é possível eliminar os vírus que possam estar nas mãos.
• Mantenha, pelo menos, 2 metros de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Dessa forma é possível diminuir o risco de respirar gotículas que contenham vírus.
• Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Assim é possível evitar que as mãos que estejam contaminadas possam transmitir vírus para os olhos, nariz e boca.
• Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor praticam uma boa etiqueta respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou com lenço descartável quando tossir ou espirrar. Lembre-se de descartar o lenço utilizado, imediatamente.
• Mantenha ambientes bem ventilados e evite o compartilhamento de objetos de uso pessoal (talheres, copos, garrafas, pratos etc).